Santa Cecília – arte e devoção através da música
DOI :
https://doi.org/10.19143/2236-9937.2016v5n9p147-183Mots-clés :
Santa Cecília, Teologia Medieval, Estética Musical, Estética, história e lenda, padroeira dos músicos, representação iconográfica, Santa Cecília e música.Résumé
Este artigo pretende narrar o percurso de Santa Cecília. Inicia com sua legenda, o desenrolar de sua história real no bairro de Trastevere em Roma, a consagração de sua Basílica, os passos como se tornou oficialmente santa, e como foi nomeada, finalmente, padroeira dos músicos em 1594 pelo Papa Gregório XIII. Com isso inicia-se a história de sua representação na arte: pintura, escultura e música. Dando sequência fazemos um rol dos principais artistas e obras representativas do Renascimento ao Barroco (apogeu de sua representação). E logo, o reavivamento de seu culto pelos pintores Pré-Rafaelitas durante os séculos XIX ao XX pelos pintores e, principalmente, pelos mestres vitralistas. Um roteiro que se inicia em Roma conforme a Legenda Áurea, se prolonga ao longo do tempo até nossos dias, passando da pintura à escultura, dos mosaicos aos vitrais, para finalmente ver seu culto de padroeira dos músicos ser estabelecido com fervor em diversas igrejas ao redor do mundo católico.
Références
BIBLIOGRAFIA
BOSIUS, Antonio. Historia passionis beatae Caecilie virginis, Valeriani, Tiburtii et Maximi martyrum necnon Urbani et Lucii pontificum et martyrum viate. Roma, 1600.
de VARAZZE, Jacopo. Legenda Áurea, Vidas de Santos. Tradução de Hilário Franco Júnior. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. 163. Santa Cecília (pp.941 – 947).
DUFFY, Eamon. Santos e Pecadores: história dos Papas. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
FISCHER-WOLLPERT, Rudolf. Os Papas e o Papado. Petrópolis: Editora Vozes, 1985.
MÂLE, Émile. L’art religieux de la fin du XVIe siecle, du XVIIe siècle et du XVIIIe siècle. Paris, 1932 (2e éd., revue, 1951).
MIRIMONDE, A. P. de. Sainte-Cécile – Métamorphoses d’us thème musical. Genève: Ed. Minkonff, 1974.
REÁU, Louis. Iconographie de l’art Chrétien, Paris, 1955-1958.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.