Tempo e religião na canção Tempo Rei de Gilberto Gil
DOI :
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v24p583-608Mots-clés :
Tempo Sagrado, Tempo Profano, Religião, Gilberto GilRésumé
O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre a canção Tempo Rei de Gilberto Gil. Nossas fontes principais são a letra da canção e um texto que se encontra no site oficial do compositor o qual, de modo sintético, apresenta os elementos filosóficos e religiosos da sua canção. Além destas fontes, utilizamos obras de estudiosos dos fenômenos da religião, como Mircea Eliade e Carl Gustav Jung, dentre outros. Tanto para estes autores, quanto para o compositor, há duas posições contraditórias em relação à percepção do tempo: a primeira se dá no profano, dentro dos limites da experiência e da razão humanas; e outra no sagrado, onde se admite o que está além da compreensão racional. A canção de Gilberto Gil assume a perspectiva do tempo sagrado em oposição à postura da canção Oração ao Tempo, de Caetano Veloso. Concluímos que a canção é um pedido do poeta para que possa compreender a passagem do tempo, bem como, para consolá-lo, das perdas inevitáveis que ela acarreta, revelando o aspecto cristão de sua fé.Références
A DOUTRINA DE BUDA. Tradução Jorge Anzai e revisão Prof. Dr. Mario Ricardo Gonçalves (FFLCH-USP): São Paulo: Círculo do Livro, 1998.
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução: Alfredo Bosi e Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BENJAMIN, Walter. As teses sobre o conceito de história. Obras Escolhidas. Vol. 1. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CAMÕES, Luiz Vaz de. Mudam-se os tempos mudam-se a vontades. (Soneto). Disponível em: http://users.isr.ist.utl.pt/~cfb/VdS/camoes.html. Acesso em: 20/05/2020.
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito, com Bill Moyers. Trad. Carlos F. Moisés. São Paulo: Palas Athena, 2008.
ELIADE, M. Mito do eterno retorno: cosmo e história. Trad. José A. Ceschin. São Paulo: Mercuryo, 1992.
ELIADE, M. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ELIADE, M. The sacred in the secular world. Cultural Hermeneutics, p. 101 – 113. Reidel Publishing Company. Dordrecht-Holland, 1973.
FREUD, S. História de uma neurose infantil e outros trabalhos. Obras Completas de Freud, vol. 17. Rio de Janeiro: Imago, 1987.
GILBERTO GIL. Andar com fé (Canção). Um banda Um (LP). EUA: WEA Discos, 1984.
GILBERTO GIL. O Eterno Deus Mu Dança. (Canção). O Eterno Deus Mu Dança (LP). EUA: WEA Discos, 1989.
GILBERTO GIL. Tempo Rei. (Canção). Raça Humana (LP) Estúdio da Tuff Gong, Kingston, Jamaica; Estúdios Record Plant, Nova Iorque, Estados Unidos e Estúdios Nas nuvens, Rio de Janeiro, Brasil, 1984.
GILBERTO Gil. Texto. Texto de Gilberto Gil sobre a canção “Tempo Rei”. Disponível em: https://gilbertogil.com.br/. Acesso em: 02/05/2020. (s/d) (Não há data de publicação. Em virtude da ausência de referências maiores, reproduzimos o texto em sua íntegra como anexo. Ele pode ser encontrado no site pesquisando-se pelo nome da canção.)
JUNG, C. G. A vida simbólica: outros escritos. Trad. Araceli Elman. Petrópolois: Vozes, 2008.
JUNG. C. G. (org.) O homem e seus símbolos. Trad. Maria L. Pinho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.
LACAN, Jacques. O mito inidividual de um neurótico ou A poesia e verdade na neurose. Tradução: Cláudia Berliner. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
MAGALHÃES, Vasco Pinto s.j. Prefácio à 2ª edição da Autobiografia de Santo Inácio de Loyola. Tradução: António José Coelho, s.j. Braga: Editora AO, 2015.
REALE, Giovanni e ANTISERI, Dario. História da Filosofia: da antiguidade à Idade Média. Volume 1. São Paulo: Paulus, 1990.
SANTOS, Mílton. O Tempo nas Cidades. Coleção Documentos. Série Estudos Sobre o Tempo. Instituto de Estudos Avançados. Universidade de São Paulo, 1989.
SUASSUNA, Ariano. O Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Ediouro/Agir. 2013.
VELOSO, Caetano. Oração ao Tempo. Cinema Transcendental. (LP). Califórnia: EUA. Verve, 1979
VELOSO, Caetano. Sampa. Muito (Dentro da Estrela Azulada). (LP). Companhia Brasileira de Discos (CDB), 1978.
WADDINGTON, Andrucha. HOLLANDA, Lula Buarque. Tempo Rei. (Documentário). Duração: 105 min. Conspiração Filmes; Ravina Produções; Gegê Produções. Rio de Janeiro: Brasil, 1996.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.