Política, verdade, tekné

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v21p36-53

Mots-clés :

Arendt, opinião, política, verdade, mídia

Résumé

A partir das dinâmicas políticas contemporâneas e do papel das mídias sociais no uso político, que deram origem a expressões como pós-verdade, falência do senso comum, desconstrução do político, discutiremos com auxílio de Hannah Arendt as relações entre política e verdade e as distinções que estabelece entre verdade factual e opinião. Temos como hipótese, que, historicamente, as íntimas relações entre política e mentira, assim como o uso de novos elementos técnicos-mediáticos no âmbito do político, não se configuram nenhuma novidade. Os meios técnicos depois de sua surpresa e sucesso inicial, tendem a se homogeneizar e perder sua significação espetacular. Esse processo se repetiu historicamente desde o advento da retórica no processo democrático na Grécia Antiga até o uso de mídias sociais como instrumento político na contemporaneidade, passando pelo uso de outros meios que em seu momento ocuparam o mesmo lugar e colocaram em questão o político e suas relações com os fatos.

Références

ARENDT, Hannah. A dignidade da política. Ensaios e Conferências. Organização, introdução e revisão técnica de Antônio Abranches. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.

ARENDT, Hannah. A mentira na política – Considerações sobre os documentos do Pentágono. In: Crises da República. São Paulo: Editora Perspectiva, 1973.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. 3v: Anti-semitismo, Imperialismo, Totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

ARENDT, Hannah. Verdade e Política. In: Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa de Almeida. São Paulo: Editora Perspectiva, 1992, p.282-325.

BALEIRO, Rita. Dependência e irreverência: o papel da imprensa colonial na revolução americana (1690-1776). ESGHT. Disponível em: http://www.dosalgarves.com/revistas/N15/3rev15.pdf . Acesso 20.01.2020.

BLOM, Plilip. Radio, ferramenta de propaganda dos nazistas. Mamaterra. 15.09.2013. Traduzido por Marcos Romão. Disponível em: https://mamapress.wordpress.com/2018/04/08/radio-ferramenta-de-propaganda-dos-nazistas/. Acesso 04.10.2019.

BRAGA, Newton C. O rádio na Alemanha de Hitler. INCB. 2005. Disponível em: https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/historia/7917-o-radio-na-alemanha-de-hitler-art1431 . Acesso 16.11.2019.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Trad. Denilson Luís Werle. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

HOBBES. Leviatã. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1988.

MAQUIAVEL Nicolau. O Príncipe. Escritos políticos. São Paulo: Abril Cultural. Os Pensadores, 1979.

MOREIRA, Sonia Virgínia. O rádio dos anos 30 nos EUA: antecedentes de "A Guerra dos Mundos". XXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 1998. Disponível em:

http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/dc5119434e0e557b94f895f73d687e05.PDF. Acesso 04.10.2019.

NATIONAL CONSTITUTION CENTER (NCC). How the Kennedy-Nixon debate changed the world of politics. 26.09.2017. Disponível em: https://constitutioncenter.org/blog/the-debate-that-changed-the-world-of-politics. Acesso 04.10.2019.

PETRÔNIO. Satíricon. Trad. Cláudio Aquati. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

SANCHES, E. O papel do jornal na sociedade. Observatório de Imprensa. 04.07.2006. Disponível em http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/o-papel-do-jornal-na-sociedade/. Acesso 04.10.2019

STREET, Seán. A Concise History of British Radio, 1922-2002. Devon: Kelly Publications, 2002.

Publié-e

2020-10-10

Comment citer

Haddad, S. (2020). Política, verdade, tekné. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 10(21), 36–53. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v21p36-53

Numéro

Rubrique

Dossiê: Invisível e Indizível