ESCRITA EM AÇÃO

O JORNAL ESCOLAR E OS MODOS DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE

Autores

  • Priscila Nunes Brazil UFCG
  • MANASSÉS MORAIS XAVIER UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i2p204-224

Palavras-chave:

Escrita, Jornal Escolar, Linguagens, Ensino Médio Profissionalizante

Resumo

O presente estudo investiga o papel do jornal escolar como ferramenta de ensino no contexto do Ensino Médio Técnico-Profissionalizante, examinando os modos de apropriação do conhecimento através da escrita. O objetivo é analisar como a produção de um jornal elaborado pelos estudantes influencia sua compreensão e construção de conhecimento. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, através de estudo de caso, em uma escola de Ensino Médio Técnico-Profissionalizante, com estudantes do primeiro ano, que participaram ativamente da produção do jornal escolar. Os dados foram gerados por meio de observação participante, produções individuais e análise documental do jornal elaborado. Os resultados mostram que, através da escrita, os estudantes desenvolveram habilidades de pesquisa, seleção e organização de informações, bem como a capacidade de expressão e argumentação. Além disso, o jornal proporcionou um ambiente de aprendizagem autêntico, no qual os estudantes se engajaram com diferentes problemáticas presentes em sua comunidade escolar.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BAKHTIN, M. Gêneros do Discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1952-1953].

BOGDAN, R., BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

COSTA-HÜBES, T. C. Os gêneros discursivos como instrumentos para o ensino de Língua Portuguesa: perscrutando o método sociológico bakhtiniano como ancoragem para um encaminhamento didático-pedagógico. In: NASCIMENTO, Elvira Lopes do; ROJO, Roxane. Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. São Paulo: Pontes, 2014.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 7º ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

FREINET, C. O jornal escolar. 20. ed. Lisboa: Ed. Estampa, 1974.

FREIRE, P. Algumas notas sobre conscientização. In: FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, P. Algumas notas sobre humanização e suas implicações pedagógicas. In: FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, P. Conscientização e libertação: uma conversa com Paulo Freire. In: FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GERALDI, J. W. Portos de Passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MENEGASSI, J.R. Interação, escrita e metaconsciência na formação inicial de professores. Revista Signum: Estudos da Linguagem. Vol 9. N. 2 pg. 159-168. Londrina, PR, 2006 ISSN 1516- 3083.

PALHARES. M. C. História em Quadrinhos: uma ferramenta pedagógica para o ensino de história. 2010.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

RITTER, L. C. B. Gênero discursivo crônica: um estudo do contexto de produção. V Siget, Caxias do Sul, p.1-17, 2009. Disponível em: http://www.ucs.br/ucs/tplSiget/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/textos_auto r/arquivos/genero_discursivo_cronica_um_estudo_do_contexto_de_producao.pdf. Acesso em: 30 de maio de 2023.

SÁ, J. de. A crônica. São Paulo: Ática, 2002.

SILVA, L. B. ESCRITA COMO PROCESSO DE RESISTÊNCIA. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 36, n. 1, p. 13-25, 20 nov. 2021.

SILVÉRIO, L. B. R.; REZENDE, L. A. O Valor Pedagógico das Histórias em Quadrinhos no Percurso do Docente de Língua Portuguesa. In: Jornada de didática - o ensino como foco e I fórum de professores de didática do estado do Paraná, 1., 2012, Londrina. Anais. Londrina: UEL, 2013.

VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Editora 34, São Paulo, 2017 [1929].

Downloads

Publicado

2023-09-30 — Atualizado em 2023-09-30

Versões