ESCRITA EM AÇÃO
O JORNAL ESCOLAR E OS MODOS DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i2p204-224Palavras-chave:
Escrita, Jornal Escolar, Linguagens, Ensino Médio ProfissionalizanteResumo
O presente estudo investiga o papel do jornal escolar como ferramenta de ensino no contexto do Ensino Médio Técnico-Profissionalizante, examinando os modos de apropriação do conhecimento através da escrita. O objetivo é analisar como a produção de um jornal elaborado pelos estudantes influencia sua compreensão e construção de conhecimento. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, através de estudo de caso, em uma escola de Ensino Médio Técnico-Profissionalizante, com estudantes do primeiro ano, que participaram ativamente da produção do jornal escolar. Os dados foram gerados por meio de observação participante, produções individuais e análise documental do jornal elaborado. Os resultados mostram que, através da escrita, os estudantes desenvolveram habilidades de pesquisa, seleção e organização de informações, bem como a capacidade de expressão e argumentação. Além disso, o jornal proporcionou um ambiente de aprendizagem autêntico, no qual os estudantes se engajaram com diferentes problemáticas presentes em sua comunidade escolar.
Metrics
Referências
BAKHTIN, M. Gêneros do Discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1952-1953].
BOGDAN, R., BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
COSTA-HÜBES, T. C. Os gêneros discursivos como instrumentos para o ensino de Língua Portuguesa: perscrutando o método sociológico bakhtiniano como ancoragem para um encaminhamento didático-pedagógico. In: NASCIMENTO, Elvira Lopes do; ROJO, Roxane. Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. São Paulo: Pontes, 2014.
FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 7º ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
FREINET, C. O jornal escolar. 20. ed. Lisboa: Ed. Estampa, 1974.
FREIRE, P. Algumas notas sobre conscientização. In: FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, P. Algumas notas sobre humanização e suas implicações pedagógicas. In: FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, P. Conscientização e libertação: uma conversa com Paulo Freire. In: FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GERALDI, J. W. Portos de Passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
MENEGASSI, J.R. Interação, escrita e metaconsciência na formação inicial de professores. Revista Signum: Estudos da Linguagem. Vol 9. N. 2 pg. 159-168. Londrina, PR, 2006 ISSN 1516- 3083.
PALHARES. M. C. História em Quadrinhos: uma ferramenta pedagógica para o ensino de história. 2010.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
RITTER, L. C. B. Gênero discursivo crônica: um estudo do contexto de produção. V Siget, Caxias do Sul, p.1-17, 2009. Disponível em: http://www.ucs.br/ucs/tplSiget/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/textos_auto r/arquivos/genero_discursivo_cronica_um_estudo_do_contexto_de_producao.pdf. Acesso em: 30 de maio de 2023.
SÁ, J. de. A crônica. São Paulo: Ática, 2002.
SILVA, L. B. ESCRITA COMO PROCESSO DE RESISTÊNCIA. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 36, n. 1, p. 13-25, 20 nov. 2021.
SILVÉRIO, L. B. R.; REZENDE, L. A. O Valor Pedagógico das Histórias em Quadrinhos no Percurso do Docente de Língua Portuguesa. In: Jornada de didática - o ensino como foco e I fórum de professores de didática do estado do Paraná, 1., 2012, Londrina. Anais. Londrina: UEL, 2013.
VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Editora 34, São Paulo, 2017 [1929].
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-09-30 (2)
- 2023-09-30 (1)