Grupo de gestantes na atenção básica: espaço para construção do conhecimento e experiências na gestação

Autores

  • Flávia Domingues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) – Sorocaba (SP), Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4346-8338
  • Flávia Santos Pinto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) – Sorocaba (SP), Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4830-1385
  • Valdina Marins Pereira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) – Sorocaba (SP), Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9565-4282

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-4840.2018v20i3a6

Palavras-chave:

cuidado pré-natal, educação em saúde, gestante, papel do profissional de enfermagem

Resumo

Objetivos: Verificar as expectativas das gestantes sobre oportunidades de aprendizagem a respeito da gestação, trabalho de parto e parto; realizar oficinas de vivência baseadas nas expectativas das gestantes; e avaliar a percepção das participantes das oficinas sobre a vivência nas atividades desenvolvidas. Método: Pesquisa-ação, com abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados foi realizada em duas unidades básicas de saúde do município de Sorocaba, São Paulo, por meio de seis oficinas, no período de maio a agosto de 2016, através de entrevista oral e da aplicação de um perfil sociodemográfico. O conteúdo das entrevistas foi organizado segundo o referencial do discurso do sujeito coletivo; e para o discurso resultante foi aplicada a análise temática. Resultados: Participaram do estudo dez gestantes. Nas expectativas e percepções das entrevistadas, destacaram-se as seguintes categorias temáticas: auxílio para gestação e parto saudáveis, construção coletiva de conhecimentos, criação de vínculo, bem-estar, satisfação com o grupo, espaço/ambiente acolhedor, família, promoção do autocuidado e promoção da autoestima. Conclusão: As oficinas contemplaram as expectativas expressadas pelas gestantes e a sua percepção em relação à experiência nos grupos refletiu a construção de conhecimentos, mobilizou fantasias e diminuiu dúvidas do processo gestacional. Dessa maneira, constatou-se que o grupo de gestantes é uma estratégia de saúde capaz de propiciar resultados favoráveis à gestação saudável, atingindo um maior número de clientes.

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Biografia do Autor

Flávia Domingues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) – Sorocaba (SP), Brasil.

Aluna de Graduação em Enfermagem

 

Flávia Santos Pinto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) – Sorocaba (SP), Brasil.

Aluna de Graduação em Enfermagem

 

Valdina Marins Pereira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) – Sorocaba (SP), Brasil.

Docente em Enfermagem

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Publicado

2018-12-03

Como Citar

1.
Domingues F, Pinto FS, Pereira VM. Grupo de gestantes na atenção básica: espaço para construção do conhecimento e experiências na gestação. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 3º de dezembro de 2018 [citado 14º de novembro de 2024];20(3):150-4. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/30648

Edição

Seção

Artigo Original