Grupo de gestantes na atenção básica: espaço para construção do conhecimento e experiências na gestação
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-4840.2018v20i3a6Palabras clave:
cuidado pré-natal, educação em saúde, gestante, papel do profissional de enfermagemResumen
Objetivos: Verificar as expectativas das gestantes sobre oportunidades de aprendizagem a respeito da gestação, trabalho de parto e parto; realizar oficinas de vivência baseadas nas expectativas das gestantes; e avaliar a percepção das participantes das oficinas sobre a vivência nas atividades desenvolvidas. Método: Pesquisa-ação, com abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados foi realizada em duas unidades básicas de saúde do município de Sorocaba, São Paulo, por meio de seis oficinas, no período de maio a agosto de 2016, através de entrevista oral e da aplicação de um perfil sociodemográfico. O conteúdo das entrevistas foi organizado segundo o referencial do discurso do sujeito coletivo; e para o discurso resultante foi aplicada a análise temática. Resultados: Participaram do estudo dez gestantes. Nas expectativas e percepções das entrevistadas, destacaram-se as seguintes categorias temáticas: auxílio para gestação e parto saudáveis, construção coletiva de conhecimentos, criação de vínculo, bem-estar, satisfação com o grupo, espaço/ambiente acolhedor, família, promoção do autocuidado e promoção da autoestima. Conclusão: As oficinas contemplaram as expectativas expressadas pelas gestantes e a sua percepção em relação à experiência nos grupos refletiu a construção de conhecimentos, mobilizou fantasias e diminuiu dúvidas do processo gestacional. Dessa maneira, constatou-se que o grupo de gestantes é uma estratégia de saúde capaz de propiciar resultados favoráveis à gestação saudável, atingindo um maior número de clientes.
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