O INEDITISMO DOS ESTUDOS NOSDOSCOM OS COTIDIANOS: CURRÍCULOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RELATOS E CONVERSAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO, BRASIL

Maria Luiza Süssekind

Resumo


O artigo apresenta as primeiras tramas de meus estudos de pós-doutoramento e tem como objetivo discutir, no contexto de internacionalização dos diálogos no campo do currículo, as vantagens dos estudos do cotidiano como metodologia de pesquisa em educação e como postura politicoepistemológica que redefine paradigmaticamente o entendimento dos fenômenos observados no cotidiano escolar. Descreve e interpreta relatos de situações cotidianas observadas em pesquisa de campo que abordam questões da formação de professores, das práticas curriculares e das relações entre os pesquisadores acadêmicos e seus protagonistas de pesquisa, os professores das escolas. Estabelece conexões entre relatos de estudantes de Pedagogia de uma universidade pública no Rio de Janeiro, três gerações de autores brasileiros do campo dos estudos do cotidiano em educação e os autores canadense Ted Aoki e americanos William Pinar e William Doll, além de literatura complementar da área das ciências sociais, tecendo contribuições para o campo do currículo e da epistemologia da educação. Conclui que o interesse manifesto por pesquisadores estrangeiros sobre a produção acadêmica nacional tem base na interdisciplinaridade, ineditismo e ousadia na aplicação de noção única de cotidiano ao campo da educação, em geral, e do currículo, em particular, encontrando eco nas produções mais significativas dos autores acima citados além de apontar para superação paradigmática por meio da complexidade e ordinariedade das práticas sociais emancipatórias observadas e interpretadas no cotidiano escolar.

Palavras-chave


currículo – estudos do cotidiano – formação de professores – relatos e conversas

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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