DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS ÀS PRÁTICAS DE SALA DE AULA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES TRANSNACIONAIS DO ALGARVE (PORTUGAL) E ANDALUZIA (ESPANHA). ESTUDO DE CASOS MULTIPLE.

Francisco de Paula Rodríguez, Carolina Moreira de Sousa, María de la O Toscano, António Manuel Guerreiro

Resumo


O objetivo deste artigo é equacionar algumas pistas sobre a evolução paralela que tem existido entre as propostas políticas para a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC), nos últimos anos, em Portugal e em Espanha, bem como aumentar a consciencialização sobre as semelhanças e diferenças encontradas no estudo de quatro escolas que incorporaram as TIC no seu ensino, duas no Algarve e duas na Andaluzia. Constatou-se que não existe uma única maneira para a integração das TIC no currículo, dado que tal depende, entre outros fatores, das características das escolas, dos seus antecedentes inovadores, da formação dos seus docentes, isto é, cada caso demonstra a sua própria identidade.


Palavras-chave


Políticas educativas; Boas práticas TIC; Investigação internacional; Estudo de casos multiple

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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