A DOCÊNCIA E SUAS REPRESENTAÇÕES: UM OLHAR EM RELAÇÃO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE HISTÓRIA E LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Adriana Regina de Jesus Santos

Resumo


O presente artigo, intitulado “A docência e suas representações: um olhar em relação aos cursos de História e Letras da Universidade Estadual de Londrina”, tem como objetivo identificar e analisar as representações dos alunos dos referidos cursos em relação ao ser e fazer docente. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo. Participaram da pesquisa de campo alunos dos 1º e 4º anos dos cursos de História e Letras, tendo como finalidade perceber sua representação no que se refere ao ser professor e sua profissão. Para analisar a fala dos alunos, faz-se saber que a metodologia de pesquisa utilizada teve como parâmetro a Análise do Discurso. Verificou-se, por meio desta análise, que as representações do professor e de sua profissão relacionaram-se a algo vocacionado e também de precarização do trabalho docente. Outro aspecto relevante a destacar é que foi possível constatar, por meio da fala dos discentes, que estes reproduziram um discurso oriundo do senso comum, sem terem uma reflexão crítica desta reprodução, ficando claro que cabe um debate e um repensar nestes cursos e na elaboração de seu currículo.

Palavras-chave


Formação Docente. Docência. Representações Sociais. Identidade. Fazer Docente. Currículo.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais