EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

Renata Viana Ferreira, Katia Reis Souza, Maria Blandina Marques Santos

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar categorias relacionadas à ideia de educação e transformação no pensamento de Paulo Freire. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, tomando-se por base seis obras do autor. Trata-se, portanto, de um estudo interpretativo das ideias de Paulo Freire. Desenvolvemos nossas análises dialogando com autores clássicos do campo do materialismo histórico. Lançamos mão, ainda, de autores que comentam as obras deste pensador, incorporando um “discurso de segunda ordem”. Foram identificadas algumas ideias-chaves que se destacaram nos textos como as mais importantes relacionadas ao tema central, sendo elas: Liberdade e diálogo; conscientização, problematização e crítica; práxis e subjetividade. Constatamos que a ideia de transformação, na pedagogia de Paulo Freire, pode fornecer-nos elementos de compreensão a respeito dos fundamentos de sua teoria do conhecimento.

Palavras-chave


Paulo Freire; teoria da educação; pedagogia crítica

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais