CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO
Resumo
Levando em conta a ampliação da concepção teórica de linguagem, baseada na linguística da enunciação e no sociointeracionismo, e os recentes estudos sobre currículo, baseados nas teorias críticas, pretendeu-se, com esta pesquisa, investigar como professores de língua portuguesa da educação básica definem os conteúdos a serem ensinados em suas turmas e se esses conteúdos visam ao letramento. Em relação à metodologia, realizamos uma pesquisa qualitativo-etnográfica, utilizando a técnica da entrevista semiestruturada. Foram entrevistados, assim, três professores (um referente ao nível fundamental e dois referentes ao ensino médio) de duas instituições de ensino de mesmo perfil: escolas públicas da rede estadual de PE. Os resultados da análise evidenciam práticas pedagógicas divergentes em relação ao ensino de língua materna, entretanto, no que concerne à concepção de currículo e às suas bases, verificamos a persistência da visão mais tradicional e a falta de critérios e de autonomia do professor na seleção dos conhecimentos ensinados, o que nos leva à conclusão de que é preciso instaurar, na universidade e nos programas de formação continuada, um maior debate acerca da visão mais ampla de currículo.
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Revista e-Curriculum e-ISSN 1809-3876
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