A ADOÇÃO DE SISTEMAS PRIVADOS DE ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DO PERFIL DOS PROFESSORES

Theresa Adrião, Alexandra Damaso, Luciana Sardenha Galzerano

Resumo


O artigo analisa informações coletadas por meio de questionários aplicados ao conjunto de professores em exercício na Educação Infantil, em 20% dos municípios paulistas com até 50 mil habitantes, que adotavam em 2011 Sistemas Privados de Ensino adquiridos dos três maiores grupos em atuação no mercado. Seu objetivo é analisar o perfil desse profissional e o uso que fazem das apostilas que compõem a "cesta" de serviços e produtos, para o que se considera o conteúdo colhido em 314 questionários. Como resultados, nota-se que tendencialmente os professores têm iniciado sua inserção na carreira docente sobre a lógica desses "Sistemas", que os alijam dos processos de planejamento da rotina e da organização de seu trabalho. No entanto, um percentual não desprezível declara ser necessário complementar as atividades situação que indica, felizmente, a limitação deste recurso para a Educação Infantil.

Palavras-chave


Sistema Privado de Ensino; Privatização; Creche; Pré-escolas; Apostila

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais