ANÁLISE DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES EM UMA FORMAÇÃO A DISTÂNCIA

Beatriz Corso Magdalena, Iris Elizabeth Tempel Costa, Rosane Aragón

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar como os “pressupostos em ação” do curso X influenciaram nas mudanças de concepções e práticas pedagógicas dos alunos-professores, segundo os registros realizados por eles nos seus webfólios. O curso analisado foi realizado na modalidade a distância, destinado à formação em serviço de professores da rede pública. A concepção do curso privilegiou a metodologia interacionista-probematizadora e foi realizado com o uso intensivo das tecnologias digitais, notadamente a internet, buscando favorecer a aprendizagem em rede. Os dados empíricos desse estudo, compostos por diferentes postagens dos blogs de uma amostra de alunas-professoras, foram analisados com o apoio do software CHIC (Classification Hierárquique, Implicative et Cohérsive), enfocando as similaridades e implicações entre as categorias definidas para o estudo (compreensão da formação, concepções educacionais, práticas pedagógicas, mudanças na vida). Os resultados mostram que os pressupostos do projeto do curso foram traduzidos em ações de formação que alavancaram mudanças nas concepções pedagógicas dos alunos-professores, bem como mudanças na atuação profissional e na vida pessoal.

Palavras-chave


Educação a Distância, Formação de Professores, Tecnologias Digitais na Educação, Análise Implicativa.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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