PROJETOS INOVADORES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DO PROJETO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-LITORAL (UFPR-LITORAL)

Carolina Arantes-Pereira, Marcos Masetto, Marina Feldmann

Resumo


A temática abordada está relacionada à preocupação com a formação dos docentes universitários que participam de projetos educacionais e curriculares considerados inovadores, uma vez que tais projetos apresentam características singulares que os tornam diferenciados. Uma de nossas pesquisas teve seu foco direcionado ao Projeto Curricular Inovador da Universidade Federal do Paraná – Unidade Litoral. Por meio do seu Projeto Político Institucional, consolida-se como um agente de desenvolvimento comunitário com o objetivo principal de propiciar à região qualidade de vida compatível com a dignidade humana e a justiça social. Construiu-se para tal um Projeto Político Pedagógico sustentado por fundamentos emancipatórios de desenvolvimento e aprendizagem, constituído por projetos desenvolvidos junto às comunidades locais/regionais. O estudo, que objetivou analisar a formação em serviço de docentes universitários, contempla uma abordagem qualitativa para se buscar o significado que os sujeitos desta inovação davam ao seu projeto e os procedimentos usados foram análise documental, observação in loco com vários períodos de imersão, entrevistas. Como resultado da pesquisa obteve-se a descrição e análise do projeto pedagógico inovador e do processo de formação de professores nele construído, suas especificidades e também dificuldades, bem como propostas para a formação de professores engajados em projetos curriculares e educacionais inovadores.


Palavras-chave


formação docente; ensino superior; projetos educacionais inovadores; currículo por projetos; educação emancipatória

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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