PAULO FREIRE NA REDE: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO PAULO FREIRE MEMÓRIA E PRESENÇA

Anderson Fernandes de Alencar, Fernanda Soares de Campos

Resumo


Este artigo apresenta a experiência do projeto “Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro”, financiado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Inicialmente, contextualizamos o leitor sobre quem foi o educador Paulo Freire, sua relevância social e, em seguida, apresentamos os objetivos do projeto aqui tratado, as ações realizadas visando à organização, catalogação e disponibilização do acervo, destacando, dentre outras, a higienização/identificação de marginálias, catalogação (tombamento, classificação e indexação) da biblioteca pré-golpe, revisão da catalogação da biblioteca pós-golpe, implementação de notação (números de chamada), etiquetagem/“filipetagem” e reorganização física, leitura das estantes, sinalização e disponibilização da base de dados virtual, seguido pelas ações de organização, catalogação e disponibilização do arquivo que contou com a elaboração do plano de desenvolvimento de coleções, desenvolvimento do plano de classificação, implementação e customizações no repositório digital, processamento técnico, digitalização e disponibilização do arquivo, definição de sistema de thesaurus, elaboração de vocabulário controlado de termos freirianos e indexação. Por fim, expõe o processo de locução de livros do educador e a disponibilização da sua memória na internet.


Palavras-chave


Paulo Freire; memória; conhecimento; democratização do acesso

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais