O CURRÍCULO DO NOVO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A PARTICIPAÇÃO INFANTIL: O QUE ACONTECE EM SALA DE AULA PODE SER CHAMADO DE “NOVO”?

Viviane Aparecida Silva, Mere Abramowicz

Resumo


Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre currículo e participação infantil. Com o objetivo entender em que medida acontece a participação e a expressão das culturas infantis em uma turma do novo primeiro ano do ensino fundamental, realizou-se a observação sistemática em uma escola pública da zona leste de Curitiba, no período de um ano. A metodologia teve abordagem qualitativa, com observação sistemática do cotidiano, entrevistas semiestruturadas, análise documental e escuta das crianças, para compreender como buscam dar sentido à experiência escolar. Os resultados demonstraram que modelos escolares tradicionais e novos convivem conflituosamente no mesmo espaço, e que o foco no controle corporal, na fragmentação de disciplinas e de tempos e espaços e no conteúdo transmitido por meio da repetição ocasionam um sufocamento da participação e da expressão das culturas infantis, comprometendo a aprendizagem.

 

 


Palavras-chave


Primeiro Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. Participação Infantil. Currículo.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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