As representações sociais de professoras da Educação Básica sobre internet e escola: um estudo em uma escola UCA em Minas Gerais.

Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos, Simao Pedro P. Marinho

Resumo


O artigo descreve as representações sociais sobre internet e escola de professoras da Educação Básica de uma escola da rede municipal de Itabira, Minas Gerais, anteriores à sua formação no Projeto Um Computador por Aluno, Projeto UCA, tendo servido para orientar o processo formativo. Foi identificada uma interessante convergência entre representações. A pesquisa permitiu compreender práticas a partir do processo de construção das representações no cotidiano e nas relações entre os sujeitos. Propõe-se que os processos de formação continuada de professores para o uso educacional das tecnologias digitais de informação e comunicação considerem a percepção dos profissionais sobre os recursos das tecnologias para que se favoreça a adesão do profissional à proposta de formação continuada e à inovação pedagógica e se propicie a construção de saberes pedagógicos e a renovação das práticas didáticas.

Palavras-chave


representações sociais; escola; internet; professores da Educação Básica, tecnologias digitais

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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