UM PANORAMA DAS PESQUISAS CENTRADAS NOS CURRÍCULOS PRATICADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PERÍODO DE 1987 A 2012

Wagner Barbosa de Lima Palanch, Célia Maria Carolino Pires

Resumo


Neste artigo, nosso objetivo é investigar e analisar a produção acadêmica expressa nas teses e dissertações sobre Currículo em Matemática produzidas no período de 1987 a 2012, de forma a compreender a configuração desta temática no campo da Educação Matemática brasileira e o que se tem produzido sobre os currículos em ação e os currículos realizados. Metodologicamente, assume-se como uma investigação dentro da abordagem qualitativa de caráter interpretativo e do tipo estado da arte com a utilização da Análise Textual Discursiva para a construção dos metatextos que emergem das leituras dos trabalhos analisados. Os resultados apontam que mesmo a Matemática e as questões curriculares sendo utilizadas em diferentes campos e por pesquisadores que apresentam formações distintas, averiguamos a importância da Matemática como uma área que favorece a formação do sujeito como um ser social e o desenvolvimento educacional. Por proporcionar ao estudante expor seus pensamentos e repertórios, respeitando o repertório de cada indivíduo, ela permite apreender novos conhecimentos, valorizando a diversidade, pois é justamente esta última que enriquece o seu campo.


Palavras-chave


Currículos em Ação; Currículos Realizados; Educação Matemática; Currículos de Matemática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p51-78

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais