CURRÍCULO INTEGRADO, ENSINO MÉDIO TÉCNICO E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ENTREVISTA COM GAUDÊNCIO FRIGOTTO

Gaudêncio Frigotto, Ivo Dickmann, Ieda Pertuzatti

Resumo


O professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense, é um dos mais eminentes educadores da atualidade brasileira e latino-americana. Seus estudos sobre a relação educação e trabalho são referência no campo da educação básica e das políticas de currículo. Esta entrevista, realizada em Chapecó-SC, discute as questões curriculares mais atuais da educação brasileira: o ensino médio técnico e integral e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Seu discurso reforça suas posições sobre a responsabilidade da escola pública de construir um ser humano omnilateral, via currículo integrado e integral e apresenta sua crítica sobre o processo de construção da BNCC, que se faz às avessas por ser eminentemente conservador, restritivo e penalizador à escola pública em detrimento da escola privada. Por fim, em tom profético, ao analisar o cenário educativo brasileiro pós-golpe parlamentar à democracia, o professor Frigotto anuncia as intempéries que viriam a se concretizar com a reforma do ensino médio via medida provisória 746/2016 e a PEC 241/2016.


Palavras-chave


Currículo Integrado. Ensino Médio Técnico. Base Nacional Comum Curricular.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p871-884

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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