DESAFIOS DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPLEXO

Gloria Fariñas

Resumo


Este trabalho aborda o problema da construção do currículo para a pós-graduação no novo saber contemporâneo. Parte dos princípios epistemológicos próprios do desenvolvimento da teoria científica como das necessidades da prática. A visão interdisciplinar e transdisciplinar não é possível à margem do pensamento complexo que integre uma visão dos fenômenos da realidade. No entanto, os programas de pós-graduação, em geral, não entendem a questão como se deveria. Aprofunda-se em uma experiência realizada na Universidade de La Habana, os resultados e obstáculos subjetivos ante as tarefas de aprendizagem com estudantes de pós- graduação.

Palavras-chave


Programas de pós-graduação e tarefas de aprendizagem. Desenvolvimento do pensamento complexo. Estereotipos de pensamento

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais