A CRIATIVIDADE E SEU VALOR EDUCATIVO

C Maria Nela. Barba Téllez

Resumo


Neste trabalho realizam-se reflexões sobre o impacto da criatividade na conformação dos valores culturais. Assume-se que a criatividade não pode desenvolver-se de forma espontânea, deve-se guiar, orientar na interação dialética com o que a sociedade requer, o que significa dizer, que a criatividade se desenvolve sob as condições de um processo formativo, que é comunicativo em sua essência, considerando que todas as influências educativas que no mesmo são geradas, a partir das relações humanas que se estabelecem no processo de atividade conjunta, são produzidas em situações de comunicação. Tem-se a ênfase na necessidade de buscar alternativas que potencializem ao máximo o desenvolvimento da criatividade na família, na comunidade e na própria ação dos professores e alunos para que as instituições educativas se convertam em laboratórios de aprendizagem cultural. Tendo como princípio a Teoria Histórico-Cultural de L.S.Vigotsky e de seus discípulos, recomenda-se uma serie de requisitos para estimular o desenvolvimento da criatividade com a intencionalidade de ter-se um mundo melhor.

Palavras-chave


Criatividade. Comunicação. Processo de Aprendizagem.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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