UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A AVALIAÇÃO CONTINUADA E A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NUMA UNIVERSIDADE ESPANHOLA

Enric Ramiro Roca

Resumo


Atualmente assistimos a um processo complexo de profundas mudanças em um mundo globalizado que debate as tendências, algumas vezes complementares e contrapostas: globalização e localismo. O sistema educacional está imerso nesta dinâmica que prioriza os aspectos estruturais macroeconômicos e ideológicos, porém com escassa dedicação às rotinas cotidianas e domésticas que no fim são as que tornam possível o êxito ou o fracasso dos grandes discursos como se tem comprovado. Neste sentido, temos direcionado nossa pesquisa, nestes últimos anos, na convergência européia com nossos estudantes, tendo como eixo central o tema da avaliação continuada e a participação no difícil caminho do ensino-aprendizagem. Consideramos que a valorização dos conhecimentos que realizamos é básica para demonstrar o perfil do aluno e o futuro profissional que desejamos. Por outro lado, entendemos que sem sua colaboração, pouco nos servirão as boas intenções se não chegarmos a modificar a estrutura de seu pensamento. Nossa trabalho se desenvolveu durante os últimos 7 anos na disciplina de Didática das Ciências Sociais, no Departamento de Educação da Universitat Jaume I de Castelló (País Valenciano – Espanha). Seu resultado foi a confecção de um sistema próprio de avaliação continuada no marco de um ambiente participativo dos alunos na programação, metodologia e avaliação da disciplina.

Palavras-chave


Avaliação Continuada; Participação; Estudante; Sistema Educacional; Universidade Espanhola.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais