ALTERAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DE LAPTOPS EDUCACIONAIS

Martha Kaschny Borges, Maximiliana Batista Ferraz dos Santos

Resumo


O presente artigo apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa que investigou a introdução e o uso de laptops educacionais em uma escola de ensino fundamental e as possíveis mudanças no currículo estabelecido curriculares que este tipo de tecnologia digital pode trazer. A fim de contextualizar esta proposição, buscou-se apresentar o Projeto One Laptop per Child (OLPC), suas bases pedagógicas, bem como sua relação com as ações desenvolvidas no Brasil, através do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). As experiências destacadas referem-se a uma escola pública de ensino fundamental que participa da fase pré-piloto do Projeto UCA. Os principais resultados indicam que a metodologia de aprendizagem de projetos foi adotada e que a formação continuada mostra-se como uma necessidade.

Palavras-chave


Laptops educacionais, currículo, políticas públicas

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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