INTERNET E PRÁTICA PEDAGÓGICA: POSSIBILIDADES PARA A DOCÊNCIA DA LÍNGUA INGLESA

Isabel Cristina Vollet Marson, Ademir Valdir dos Valdir dos Santos

Resumo


Discutem-se, neste artigo, possibilidades pedagógicas da utilização da Internet e de ambientes virtuais de aprendizagem na docência da Língua Inglesa. O estudo foi realizado numa instituição de ensino superior, envolvendo oito professores de Língua Inglesa. Dados foram coletados através de questionários e dos depoimentos dos professores, feitos num fórum de discussão durante um curso de formação continuada. Os recursos aplicados e avaliados foram os seguintes: Podcast, Audacity, YouTube, Skypecast, Chat e Webquest. Na análise e interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 1977), que forneceu categorias relacionadas à formação continuada dos docentes: objeto, novo, interação, comunicação, mudança, curso, atualização, Internet, resistência à mudança e melhora. Os resultados evidenciam que a utilização da Internet e de ambientes virtuais gera ganhos didáticos e pedagógicos desde que a prática do professor ultrapasse o uso técnico e instrumental das tecnologias e objetive beneficiar a aprendizagem discente.

Palavras-chave


Internet - Ambientes virtuais de aprendizagem – Docência - Língua Inglesa - Formação continuada.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais