A RELAÇÃO DOS PROFESSORES COM O SABER EM UMA PROPOSTA CURRICULAR PADRONIZADA DE ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O “PROGRAMA LER E ESCREVER

Sanny S. da Rosa

Resumo


O artigo apresenta uma pesquisa realizada, ao longo de 2007 e 2008, em escolas de ensino fundamental da rede municipal de São Paulo no contexto do Programa Ler e Escrever e analisa a relação dos professores com os saberes dessa proposta curricular de alfabetização. Para tanto, discute aspectos do modelo de gestão adotado pela Secretaria de Educação e os pressupostos teóricos e pedagógicos do Programa, colocando em evidência algumas contradições políticas e epistemológicas dessa política pública. Em seguida, apresenta o perfil profissional e de formação das professoras alfabetizadoras e coordenadoras pedagógicas diretamente envolvidas na execução da proposta oficial, problematizando a questão da autonomia pedagógica e didática dos educadores no contexto de políticas de monitoramento e de resultados. Por fim, o artigo também expõe alguns elementos constitutivos da temática da relação dos professores com os saberes instituídos como objeto de investigação no campo da formação de professores.

Palavras-chave


Relação dos professores com o saber - currículo padronizado - Programa Ler e Escrever.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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