CONFLITOS E CONTRADIÇÕES EM TORNO DAS DIFERENTES CONCEPÇÕES E DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Sueli Soares dos Santos Batista, Emerson Freire

Resumo


A história da educação profissional e tecnológica tem sido compreendida a partir do desenvolvimento das forças produtivas como estrutura fundamental das relações econômicas e, em menor medida, a partir das diversas concepções de educação, de trabalho e de cultura que os grupos sociais produziram em busca de seus direitos de formação e de inserção laboral. Este artigo, a partir de pesquisa bibliográfica, apresenta autores que consideram os momentos e os movimentos que, de alguma forma, puderam questionar e relativizar as matrizes político-ideológicas e indicam a relevância dos estudos que recuperam as narrativas dos sujeitos, as contradições e os impasses que têm se contraposto a modelos educacionais hegemônicos. Este estudo busca contribuir para uma história da educação profissional e tecnológica em construção, apontando para uma concepção de história que supere a mera descrição de ações hegemônicas localizáveis na elaboração e na implementação de leis e de políticas educacionais, detendo-se sobre as relações entre juventude, trabalho e educação.


Palavras-chave


Educação e trabalho; História da educação profissional e tecnológica; Juventude; Trabalho; Educação.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1885-1908

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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