APRESENTAÇÃO: FORMAÇÃO DE EDUCADORES: CURRÍCULO, CULTURAS E CONTEXTOS.

Marina Graziela Feldmann, Marcos Tarciso Masetto

Resumo


Em tempos tão fluídos, revestidos de incertezas e perplexidades, falar sobre a questão de formação de educadores perpassada pela tríade: currículo, culturas e contextos nos convida ao exercício de considerar no debate uma multiplicidade de leituras e escritas na busca de se dar voz aos diferentes sujeitos da e na educação.O presente número da Revista e-Curriculum abre espaço para publicação do presente Dossiê, que traz em seu bojo o entendimento de que as concepções sobre o conhecimento, currículo e os processos formativos acontecem e se produzem na prática dos educadores, inflenciando em uma relação de dialeticidade os sentidos atribuidos pelos sujeitos curriculares às diversas situações expressas no ato educativo.O cenário da formação de educadores na sociedade contemporânea é marcado pelos padrões de reestruturação global capitalista que apresenta mudanças econômicas e culturais, as quais moldam e condicionam políticas e estratégias neoliberais instituindo-se como discurso hegemônico. O entendimento a respeito da globalização e de seus efeitos não é uniforme e a incidência sobre as políticas e práticas da educação se apresenta como variada e conflitante dentro de um escopo já marcado por toda ordem de tensões e lutas.

 


Palavras-chave


Formação de educadores. Currículo. Culturas. Contextos

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p566-574

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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