PERIFERIAS URBANAS E EFEITO DO TERRITÓRIO: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA ANÁLISES DE PROCESSOS CURRICULARES E DO TRABALHO ESCOLAR

Simone Costa Moreira, Graziella Souza dos Santos, Luís Armando Gandin

Resumo


Este artigo tem como objetivo examinar as contribuições que a incorporação dos conceitos de periferia urbana e efeito do território têm na análise de processos educacionais e curriculares em escolas localizadas em regiões de extrema pobreza. A especificidade e a complexidade do trabalho escolar em escolas da periferia, bem como as dificuldades verificadas nas práticas curriculares, motivaram a realização de duas pesquisas de doutorado que tiveram como campo empírico a Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RS. As concepções de periferia e hiperperiferia (ROSA, 2009, TORRES; et. al., 2003) e efeito do território (MAURIN, 2004; BRUNO; MENDES, 2014) foram centrais para os estudos realizados, desenvolvidos a partir da perspectiva da etnografia crítica e alicerçados nos pressupostos da Sociologia da Educação e dos Estudos Educacionais Críticos na compreensão da instituição escolar. Este artigo aborda, portanto, a utilização desses conceitos trazendo algumas conclusões das investigações realizadas com o objetivo de argumentar que essas ferramentas conceituais podem ser profícuas para a complexificação da análise de processos educacionais.


Palavras-chave


Periferia Urbana. Efeito do Território. Currículo. Trabalho Escolar.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p927-957

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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