RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) COM PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS (RRI) PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: O CASO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Eliane Medeiros Borges UFJF
  • Marcos Tanure Sanabio UFJF
  • Juliana Alves Magaldi UFJF

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p256-281

Palavras-chave:

REA, Mapas conceituais, Produção de conhecimento, Educação Pública, RRI.

Resumo

O trabalho propõe a análise e discussão sobre a utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA) no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, como demonstração da viabilidade da interação de variadas mídias e recursos online no processo educacional, por meio dos quais alunos do Programa realizaram suas atividades e promoveram interações, tendo como referência sobre a aplicabilidade dos REA, a partir de estudos de Okada, Amiel, Nobre, Mallmann e Mendes. Este estudo exploratório reflete sobre como utilizar os REA (mapas do Litemap) como práticas pedagógicas ditas inovadoras, em contexto de cursos superiores.  A metodologia tem como base o conceito de pesquisa e inovação responsáveis (RRI) com as seguintes etapas: uso de REA, adaptação da prática pedagógica e transformação do ensino aprendizagem do projeto Europeu ENGAGE que promoveu a plataforma LiteMap para formação de educadores para RRI. São apresentadas duas experiências de atividades no Mestrado Profissional, com a utilização de REA, seu desenvolvimento e análise, sendo a primeira na Disciplina de Administração e Financiamento da Educação Pública e a segunda nas atividades de Qualificação dos mestrandos, em 2017 e 2018. Ambas as experiências, desenvolvidas de modo experimental, foram exitosas e se demonstraram oportunas para sua disseminação em todo o Programa de Pós-Graduação. Os resultados desse estudo sugerem que REA com LiteMap podem ser utilizados, adaptados e transformados num processo pedagógico que reúne conteúdos e métodos, como conhecimento construído nos mapas.

Biografia do Autor

Eliane Medeiros Borges, UFJF

Graduação em Ciências Sociais (UFRJ), Mestre em Multimeios (UNICAMP) e Doutora em Educação (UNICAMP). Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Líder do grupo Educação, Cultura e Comunicação (EDUCCO). Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP/UFJF). Coordenadora UAB/UFJF. E-mail: mborges.eliane@gmail.com

Marcos Tanure Sanabio, UFJF

Administrador (Machado Sobrinho), Mestre em Administraçao Pública (FVG/RJ) e Doutor em Administração (UFLA). Professor Titular da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis e Pró-Reitor de Infraestrutura e Gestão da Universidade Federal de Juiz de Fora. Ex-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP/UFJF). Membro do Comitê Gestor Nacional do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIA/ANDIFES). E-mail: mtanure.sanabio@ufjf.edu.br

Juliana Alves Magaldi, UFJF

Graduada em Ciências Sociais (UFJF), Mestre em Antropologia (UFF) e Doutora em Ciência da Religião (UFJF). Coordenadora do Núcleo de dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP/UFJF). E-mail: jmagaldi@caed.ufjf.br

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Publicado

2019-03-29

Edição

Seção

Artigos