CONCEITOS E ENFOQUES EM COMPETÊNCIAS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS: UMA REVISÃO NARRATIVA

Rosane de Mello Santo Nicola, Dilmeire Sant Anna Ramos Vosgerau

Resumo


Esta revisão narrativa busca identificar o tratamento dado ao conceito de competência e seus enfoques nas pesquisas brasileiras. É referencial teórico a revisão de literatura de Gámez (2004) em contexto europeu. A busca na SciELO utilizou o descritor “conceito de competência” e artigos apresentados na íntegra, por pesquisadores brasileiros, obtendo 79 trabalhos de 1997 a 2013. Aplicados critérios de inclusão e exclusão, restaram 48 artigos e 8 ensaios científicos. Encontrados 61 conceitos, 20 características e 7 grupos de exemplos de competências, são resultados: na educação, a crítica ao modelo de competências, e recentemente, a proposta contra-hegemônica de matriz crítico-emancipatória; na formação inicial em saúde e administração, os órgãos normativos divergem entre as perspectivas construtivista, orientada para atributos pessoais, e a crítico-emancipatória; e na qualificação e educação profissional, busca-se articulação da construção social das competências com o campo pedagógico.

 

 


Palavras-chave


Competência; Revisão Narrativa; Ensino Superior; Enfoques das Pesquisas Brasileiras.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p107-144

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