EDUCAÇÃO FÍSICA E GESTÃO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE LEGISLAÇÃO, PRODUÇÃO ACADÊMICA E FORMAÇÃO DOCENTE

Fernando Torres Otero de Souza, Rodrigo Lema Del Rio Martins, André da Silva Mello

Resumo


O presente estudo trata da participação do professor de Educação Física (EF) na gestão escolar. Combinando pesquisa documental e bibliográfica analisou-se as orientações legais para formação de licenciados em EF, os currículos prescritos dos cursos de EF da Grande Vitória/ES (GV) e a produção acadêmica da área no tocante a gestão escolar. Utilizou-se como fontes: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394/96), Resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), nº 7/2004, nº 2/2015 e nº 6/2018, perfis dos egressos e matrizes de disciplinas dos cursos de licenciatura em EF da GV. A pesquisa bibliográfica foi realizada em oito periódicos e bancos de teses e dissertações dos cursos de pós-graduação stricto sensu em EF. O trabalho indicou que a gestão vem ganhando espaço na atuação profissional e orientações legais da EF. Entretanto, observou-se baixa produção acadêmica e pouca repercussão nos currículos dos cursos de formação da área, indicando divergência entre atuação/orientações e formação/produção.


Palavras-chave


Gestão escolar; Educação física; Formação.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p327-349

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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