Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Notícias
Política de Ética
Thesaurus Brasileiro da Educação
UNESCO Thesaurus
Pós-Graduação em Educação: Currículo
Submissões Abertas
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 18 n. 1 (2020)
v. 18 n. 1 (2020)
Publicado:
2020-03-31
Editorial
EDITORIAL DA REVISTA E-CURRICULUM: A PESQUISA CIENTÍFICA EM TEMPOS ADVERSOS
Antonio Chizzotti, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
1-9
PDF
Artigos
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ASPECTOS HISTÓRICOS, PRINCÍPIOS E PROPOSTAS DE IMPLEMENTAÇÃO
Thais de Souza Schlichting, Marcia Regina Selpa Heinzle
10-39
PDF
GESTÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR: CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO
Itamar Mendes da Silva, Jorge Nassim Vieira Najjar, Marcelo Lima
40-62
PDF
DOSSIÊS DA ABDC E TCI: CARTOGRAFIA DOS ENUNCIADOS DISCURSIVOS AGENCIADOS NAS TEMÁTICAS DOS ARTIGOS
Terezinha Maria Schuchter, Juliana Paoliello, Nilcéa Elias Rodrigues Moreira
63-84
PDF
INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE AO CURRÍCULO: O PROTAGONISMO DOCENTE NO CICLO DA POLÍTICA
Ana Claudia Pereira Rubio, Ozerina Victor de Oliveira
85-110
PDF
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CIÊNCIAS E MULTICULTURALISMO
Lucas Munhoz Cabral, Rosana dos Santos Jordão
111-136
PDF
“I’M GONNA LEAVE YOU WITH THE BACKLASH BLUES”: UMA ANÁLISE ACERCA DA CONCEPÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR SOB O VIÉS DA PEDAGOGIA CRÍTICA
Priscila Fabiane Farias, Leonardo da Silva
137-157
PDF
A REFORMA EM CURSO NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E A NATURALIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES ESCOLARES E SOCIAIS
Renan Santos Furtado, Vergas Vitória Andrade da Silva
158-179
PDF
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MUNICIPAL: PESQUISA AVALIATIVA À LUZ DA METODOLOGIA QUADRIPOLAR
Rita de Fátima Muniz, Sheila Maria Muniz, Marcos Antonio Martins Lima, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim
180-199
PDF
SENTIDOS ARTICULADOS SOBRE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
Talita Vidal Pereira, Marcio Bernardino Sirino
200-220
PDF
TOTALITARISMO DE MERCADO E RACIONALIDADE NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Carlos Betlinski, Dalva de Souza Lobo, Luiz Roberto Gomes
221-235
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DO CAMPO: UMA POLÍTICA NO CONTEXTO DAS MUTAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
Clarice Zientarski, Hermeson Claudio Mendonça Menezes, Sônia de Oliveira da Silva
236-261
PDF
ANÁLISE DOS ELEMENTOS CURRICULARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO: FORMAÇÃO DOCENTE EM FOCO
Elisa Antonia Ribeiro, Olenir Maria Mendes
262-282
PDF
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA: PERCURSOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
Maria de Lourdes da Silva Neta, Denilson Cursino de Oliveira, Mayara Alves Loiola Pacheco, Matheus Paiva Serpa Barroso
283-306
PDF
FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES ESCOLARES E SUAS REVERBERAÇÕES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Luciana Rodrigues Leite, Maria Socorro Lucena Lima
307-326
PDF
EDUCAÇÃO FÍSICA E GESTÃO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE LEGISLAÇÃO, PRODUÇÃO ACADÊMICA E FORMAÇÃO DOCENTE
Fernando Torres Otero de Souza, Rodrigo Lema Del Rio Martins, André da Silva Mello
327-349
PDF
CONVERGÊNCIAS E TENSÕES NA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sandro Vinicius Sales dos Santos, Fabiana Pinheiro Barroso, Jessica Mayara Nascimento
350-371
PDF
RAPUNZEL E ENROLADOS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
Flávia Brocchetto Ramos, Lovani Volmer, Verônica Bohm
372-390
PDF
“CANTINHO DO PENSAMENTO”: UM ATO NORMATIVO?
Eliane Maria de Jesus, Silas Borges Monteiro
391-407
PDF
DA CAÇA ÀS BRUXAS AO FEMINICÍDIO: COMO A EDUCAÇÃO PODE CONTRIBUIR COM ESTA QUESTÃO?
Viviane Martins Vital Ferraz, Fernanda Monteiro Rigue, Cádia Carolina Morosetti Ferreira, Rosane Carneiro Sarturi
408-429
PDF
MEMÓRIAS DE UMA MOÇA BEM-COMPORTADA: ANÁLISE DA OBRA PELO VIÉS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Rosangela Miola Galvão, Sandra Aparecida Pires Franco, Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Andressa Cristina Molinari
430-452
PDF
AUTONARRATIVAS COMO AUTO-CONHECIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE
Nize Pellanda, Fabiana Piccinin
453-472
PDF
Agradecimentos
AGRADECIMENTOS
Márcia Maria Rodrigues Uchôa
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Qualis:
A2
Área do conhecimento:
Educação
Indexadores:
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários