COMPREENDER A ESCOLA E SIGNIFICAR A DOCÊNCIA: DESAFIOS QUE INQUIETAM O PROFESSORADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Rosane Kreusburg MOLINA, Vicente MOLINA NETO, Rodrigo Alberto LOPES

Resumo


Este estudo analisa como os professores de Educação Física de uma rede municipal de ensino compreendem a escola e como significam a docência nos marcos das políticas educacionais e de gestão, no período pós-LDB. Está estruturado sobretudo nas concepções de mundo da vida (HABERMAS), vida da escola (McLAREN) e sociologia da organização escolar (BALL). De cunho construcionista e de natureza colaborativa, o estudo está realizado mediante análise de documentos, entrevistas e observação etnográfica. Colabora com o estudo um grupo de doze professores que identificam nas deficiências da formação docente e nas mudanças sociais as principais dificuldades para exercerem o trabalho coletivo e compreenderem a escola. Tais desafios são por eles superados de forma individual e, com isso, significam a escola nos limites do conhecimento, dos espaços e dos tempos das aulas de Educação Física que ministram.

Palavras-chave


escola – docência – Educação Física escolar

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais