PLANEJAMENTO E PRÁTICA DE ATIVIDADES COM OBJETOS DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

José Aires CASTRO-FILHO, Alisandra Cavalcante FERNANDES, Raquel Santiago FREIRE, Mauro Cavalcante PEQUENO

Resumo


O presente estudo discute um modelo de inserção de tecnologia na escola, baseada na formação contextualizada na escola e utilização de objetos de aprendizagem (OA). A análise é baseada em observações e entrevistas realizada em quatro etapas: 1) avaliação diagnóstica; 2) formação dos professores; 3) planejamento de aulas; 4) aplicação da aula. O trabalho foi realizado uma escola pública do ensino fundamental na cidade de Fortaleza, CE. Nove professoras participaram da formação e duas delas foram acompanhadas durante as fases seguintes. Os resultados apontam como fatores relevantes do modelo, a facilidade de uso dos OA, a flexibilidade da formação e o acompanhamento das professoras.

Palavras-chave


Aprendizagem – Tecnologia - Escola

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais