IMPLICAÇÕES DAS INOVAÇÕES CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Mônica Piccione Gomes Rios, Ortenila Sopelsa

Resumo


As mudanças na sociedade necessitam que sejam realizadas inovações curriculares, visando às aprendizagens e à construção da cidadania participativa. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar as inovações curriculares do Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) que resultam em mudanças no processo de formação dos professores da educação básica com potencial para práticas pedagógicas inovadoras, com vistas à melhoria da qualidade sociocultural da educação. A pesquisa, com abordagem qualitativa, teve como instrumentos e técnicas de coleta de dados a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, o questionário misto e o grupo focal, tendo como sujeitos da pesquisa os docentes que atuam no Curso. Ao conceder voz aos docentes, quanto às inovações de práticas curriculares, estes têm a oportunidade de refletir sobre o seu próprio trabalho. Nessa direção, esta pesquisa assumiu um caráter formativo, suscitando práticas inovadoras e instigando os docentes a repensarem as vivências cotidianas na sala de aula e no Curso de Pedagogia. A análise dos dados tornou possível evidenciar que há um compromisso com a inovação curricular explicitado no Projeto Pedagógico do Curso e declarado na voz dos docentes, porém há possibilidades e limites decorrentes da realidade para que as inovações sejam efetivadas, com o intuito de incidir na prática pedagógica dos professores que atuam na educação básica.

Palavras-chave


currículo; inovação; formação de professores

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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