O DESAFIO DOS PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO CAPITALISTA

Clarice Zientarski, Daniele Rorato Sagrillo, Sueli Menezes Pereira

Resumo


O artigo discute as possibilidades para a educação democrática na sociedade capitalista e nela, o papel dos professores como integrantes da comunidade escolar frente à gestão democrática da escola pública. Analisa se as dimensões de uma educação para a democracia se fazem presentes na escola, considerando os valores democráticos e a formação para a tomada de decisões em todos os níveis. Integra as investigações realizadas pelo Projeto de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional da(*) Fundamenta-se nas contraposições entre pensadores liberais, progressistas e marxistas que analisam esta temática. O estudo demonstra, nas investigações realizadas na Região A.M. Centro/RS, que a gestão democrática da escola pública está longe de ser uma realidade. Constata que a democracia, entendida como poder popular, não pode se efetivar na sociedade capitalista, por ser esta, na essência, incompatível com a democracia, considerando que o capitalismo limita o poder do povo.

Palavras-chave


gestão democrática; escola pública; capitalismo

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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