A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Rita Carla Lima, Maria Cândida Sérgio, Adriana Cristina de Souza

Resumo


Este artigo apresenta resultados referentes a um estudo investigativo qualitativo da prática docente do professor da educação infantil numa escola pública no município de Ribeirão – PE. O objetivo foi analisar a prática docente das professoras e suas concepções acerca da educação infantil, bem como as contribuições dessa prática no desenvolvimento das crianças. Com base em estudos de importantes teóricos que abordam e fundamentam a prática pedagógica como fazer fundante e estruturante do processo ensino aprendizagem, refletimos sobre a prática docente na educação infantil. Nos apoiamos numa leitura fenomenológica para a pesquisa de campo. Como procedimento metodológico, o campo empírico foi uma escola da Rede Municipal, duas salas de aulas, duas professoras. Utilizamos a observação participante e a entrevista semiestruturada com o uso do diário de campo. A análise dos dados apontou que possivelmente pela prática das professoras estarem baseadas numa concepção sóciointeracionista com diferentes estratégias de aprendizagens, favorece o desenvolvimento das crianças nessa etapa da Educação Básica

Palavras-chave


Prática docente - Educação infantil - Desenvolvimento infantil

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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