POSSIBILIDADES E LIMITES DO USO DO PORTFÓLIO NO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR

Maria Lourdes Vieira, Mara Regina Lemes De Sordi

Resumo


Esse artigo tem por objetivo socializar aos educadores e educandos interessados em novas práticas educativas, a possibilidade da utilização do Portfólio como recurso mediador da aprendizagem e da avaliação universitária. Trata-se de partilhar os resultados obtidos em pesquisa qualitativa trazendo marcas de mudanças necessárias em pensar e agir em educação implicadas no trabalho pedagógico e questionamentos que não se esgotam na proposição de novos instrumentos ou em formas procedimentais de registros dos avanços dos estudantes. A pesquisa reconhece a contribuição do Portfólio na promoção de novos processos relacionais, revela esforços de superação desenvolvidos por docentes que buscam novos caminhos para os desafios educacionais e finalmente permite confirmar que, a aprendizagem e a avaliação se afetam mutuamente e que inovações em uma delas favorecem a mudança da outra. Para tal a capacitação dos professores universitários deve discutir a avaliação em bases amplas e vinculadas ao trabalho pedagógico evitando soluções instrumentais para problemas de grande complexidade.

Palavras-chave


Pedagogia Universitária - Avaliação da aprendizagem - Portfólio

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais