REFORMAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES: ACERVOS COMPLEMENTARES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Flávia Brocchetto Ramos, Lovani Volmer, Aline Crisleine Orso

Resumo


No ano de 2010, a partir de orientação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), deu-se a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos. Com essa medida legal, no intuito de atender à criança de 6 anos e ainda de configurar o currículo desses primeiros dois anos, algumas alterações fizeram-se necessárias, tanto no mobiliário quanto no que diz respeito aos materiais didáticos. Nesse sentido, o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) enviou às turmas de 1º e 2º anos das escolas públicas um conjunto de obras de cunho paradidático, denominado “acervos complementares”. Este artigo propõe-se, a partir de princípios descritivos, a apresentar as obras do acervo 1, pertencentes à área de Linguagem e Códigos. Tal estudo, oriundo do projeto “Educação, Linguagem e Práticas Leitoras II”, almeja discutir a formação do currículo com a inserção desse material paradidático, a fim de contribuir para o letramento nos anos iniciais da escolarização. O estudo dos textos sinaliza que têm níveis distintos de complexidade, permitindo a leitura autônoma ou mediada, dependendo do nível de cada estudante e que contribuem para a ampliação do currículo escolar.

Palavras-chave


Ensino Fundamental - Paradidáticos - Linguagem - Letramento

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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