ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA: UMA CONCEPÇÃO CURRICULAR PARA A EFETIVAÇÃO DE ATRIBUTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR

Juliana Rezende Torres, Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli

Resumo


Este estudo pressupõe que a Pedagogia Freireana pautada em uma concepção de educação libertadora, uma vez transposta para o contexto da educação escolar – o que caracteriza a dinâmica de Abordagem Temática Freireana - carrega, intrinsecamente, a potencialidade de efetivação de atributos da Educação Ambiental escolar em uma perspectiva Crítico-Transformadora. Assim, objetiva-se identificar os principais atributos da Educação Ambiental escolar no contexto de desenvolvimento da Educação Ambiental, no Brasil, de forma a explicitar a presença desses atributos no âmbito da dinâmica freireana acima mencionada, a qual está voltada à organização da práxis curricular interdisciplinar via temas geradores. Com base no estudo do movimento ambientalista no mundo e no Brasil, apresenta-se uma síntese dos atributos da Educação Ambiental a serem desenvolvidos no âmbito da educação escolar, explicitando-se a presença de alguns destes atributos no contexto da dinâmica de Abordagem Temática Freireana, a qual foi reconstituída a partir de um exemplar.

Palavras-chave


Educação ambiental escolar crítico-transformadora; currículo crítico; formação de professores; políticas públicas; Abordagem Temática Freireana.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais