A Rainha Comilona: dialogismo e memória na escritura escolar

Autores

  • Eduardo Calil Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Dialogismo, Memória, Processo de escritura, Enunciação, Sala de aula

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a relação entre dialogismo e memória, considerando como objeto de investigação o processo de escritura em ato. Caracterizado enquanto um estudo de caráter etnolinguístico, propomos uma articulação entre as noções de “memória semântica” e “memória do objeto”. A articulação proposta tem como referência teórica a Genética de Textos e a Linguística da Enunciação, defendendo a hipótese de que a condição dialógica e intersubjetiva do escrevente perfaz o conteúdo ativado durante a geração e formulação de uma ideia. Para tal, analisamos os minutos iniciais de um processo de escritura de uma história inventada, efetivado (e filmado) em contexto escolar, do qual participam duas alunas recém-alfabetizadas (6 anos). O resgate desta dinâmica revelou não apenas o modo como o título foi gerado e a importância do contexto letrado, mas principalmente, o papel do acaso e do imprevisível para a compreensão de seu funcionamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo Calil, Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação; Programa de Pós-Graduação em Educação; Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Psicolinguística; Alfabetização; Produção de Texto; Aquisição de Linguagem.

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Calil, E. (2012). A Rainha Comilona: dialogismo e memória na escritura escolar. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 24–45 / Eng. 24. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8749

Edição

Seção

Artigos