A Rainha Comilona: dialogismo e memória na escritura escolar
Palabras clave:
Dialogismo, Memória, Processo de escritura, Enunciação, Sala de aulaResumen
Este artigo tem por objetivo discutir a relação entre dialogismo e memória, considerando como objeto de investigação o processo de escritura em ato. Caracterizado enquanto um estudo de caráter etnolinguístico, propomos uma articulação entre as noções de “memória semântica” e “memória do objeto”. A articulação proposta tem como referência teórica a Genética de Textos e a Linguística da Enunciação, defendendo a hipótese de que a condição dialógica e intersubjetiva do escrevente perfaz o conteúdo ativado durante a geração e formulação de uma ideia. Para tal, analisamos os minutos iniciais de um processo de escritura de uma história inventada, efetivado (e filmado) em contexto escolar, do qual participam duas alunas recém-alfabetizadas (6 anos). O resgate desta dinâmica revelou não apenas o modo como o título foi gerado e a importância do contexto letrado, mas principalmente, o papel do acaso e do imprevisível para a compreensão de seu funcionamento.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2012-06-28
Cómo citar
Calil, E. (2012). A Rainha Comilona: dialogismo e memória na escritura escolar. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 24–45 / Eng. 24. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8749
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los autores le conceden a la revista todos los derechos autorales referentes a los trabajos publicados. Los conceptos emitidos en los artículos firmados son de absoluta y exclusiva responsabilidad de sus autores.