A noção de compreensão responsiva ativa no ensino e na aprendizagem

Autores

  • Rita Maria Diniz Zozzoli Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Compreensão responsiva ativa, Produção responsiva ativa, Ensino e aprendizagem

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a contribuição da noção de compreensão responsiva ativa para o ensino de línguas e para o ensino de forma geral, utilizando uma experiência vivenciada com pesquisas e trabalhos orientados desde 1995, no quadro do GP/CNPq Ensino e aprendizagem de línguas, nos quais essa noção é articulada com outras e com outros saberes relativos ao ensino e à aprendizagem. Neste texto, partirei de reflexões gerais sobre o ensino e a aprendizagem e suas carências em relação ao tema abordado, retomarei a noção de língua/linguagem numa perspectiva dialógica, passando, em seguida, para um estudo da compreensão responsiva ativa em diversos livros do chamado Círculo de Bakhtin, concluindo com uma articulação entre essas reflexões e as questões teóricas e práticas no âmbito do ensino e da aprendizagem relacionadas com a discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rita Maria Diniz Zozzoli, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Faculdade de Letras. Linguística Aplicada

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Zozzoli, R. M. D. (2012). A noção de compreensão responsiva ativa no ensino e na aprendizagem. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 253–269 / Eng. 252. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8943

Edição

Seção

Artigos