A noção de compreensão responsiva ativa no ensino e na aprendizagem
Palabras clave:
Compreensão responsiva ativa, Produção responsiva ativa, Ensino e aprendizagemResumen
Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a contribuição da noção de compreensão responsiva ativa para o ensino de línguas e para o ensino de forma geral, utilizando uma experiência vivenciada com pesquisas e trabalhos orientados desde 1995, no quadro do GP/CNPq Ensino e aprendizagem de línguas, nos quais essa noção é articulada com outras e com outros saberes relativos ao ensino e à aprendizagem. Neste texto, partirei de reflexões gerais sobre o ensino e a aprendizagem e suas carências em relação ao tema abordado, retomarei a noção de língua/linguagem numa perspectiva dialógica, passando, em seguida, para um estudo da compreensão responsiva ativa em diversos livros do chamado Círculo de Bakhtin, concluindo com uma articulação entre essas reflexões e as questões teóricas e práticas no âmbito do ensino e da aprendizagem relacionadas com a discussão.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2012-06-28
Cómo citar
Zozzoli, R. M. D. (2012). A noção de compreensão responsiva ativa no ensino e na aprendizagem. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 253–269 / Eng. 252. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8943
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los autores le conceden a la revista todos los derechos autorales referentes a los trabajos publicados. Los conceptos emitidos en los artículos firmados son de absoluta y exclusiva responsabilidad de sus autores.