<strong>A DRAMATIZAÇÃO DE CONTOS FILOSÓFICOS COMO CONTRIBUIÇÃO À ARTE-EDUCAÇÃO</strong>

Autores

  • Theda Cabrera Gonçalves Lab_Arte - Faculdade de Educação - USP
  • Marcos Ferreira Santos Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

contos filosóficos, arte-educação, interdisciplinaridade, formação de professores, hermenêutica simbólica

Resumo

Este artigo trata de pesquisa (financiamento CAPES, 2011/2012) que visa propor e discutir a prática de dramatização de contos filosóficos como contribuição à arte-educação, especialmente, na formação de educadores. Contos filosóficos é uma expressão para designar “contos tradicionais e de ensinamento” (GRILLO, 1993; MACHADO, 2004 e NAPOLITANO, 2011), “contos filosóficos” (CARRIÈRE, 2004 e 2008), contos de tradição oral e narrativas de várias tradições culturais (zen, sufi, indiana). Chamaremos de atuante (LOPES, 1989) aquele (a) que se propõe a dramatizar, a agir no contexto do "giro antropológico" da alteridade (FERREIRA-SANTOS & ALMEIDA, 2012), isto é, como se estivesse na situação de um "outro", tratando de compreender pela ação os desejos e necessidades que movem as pessoas. Neste sentido, a educação é um modo de proporcionar ao Ser o exercício de seu potencial humano (FERREIRA-SANTOS, 2008), num percurso de educação da sensibilidade (FERREIRA-SANTOS, 2010 e 2012a; DUARTE-JUNIOR, 2010) e da compreensão do atuante. Atualmente a pesquisa vem sendo desenvolvida junto a jovens universitários, graduandos em Pedagogia da Faculdade de Educação da USP, no núcleo de “dramatização de contos”, do Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura (Lab_Arte)- FE-USP. Nos pautamos por três eixos metodológicos transversais: a) leitura e estudo de contos filosóficos; b) prática pedagógico-artística de dramatização de contos filosóficos e registro de sua repercussão junto aos atuantes; e c) confrontação e diálogo da prática e dos registros com o referencial teórico pertinente à mitohermenêutica (perspectiva hermenêutico-fenomenológica) e a pedagogia teatral.

Biografia do Autor

Theda Cabrera Gonçalves, Lab_Arte - Faculdade de Educação - USP

Mestre em Artes pela Unicamp, doutoranda em Educação pela FE-USP, arte-educadora e coordenadora do núcleo de dramatização de contos do Lab_Arte - laboratório experimental de arte-educação e cultura - FE-USP.

Marcos Ferreira Santos, Universidade de São Paulo

Livre-docente da Faculade de Educação da USP, coordenador do Lab_Arte - laboratório expeirmental de arte-educação e cultura, arte-educador e professor visitante de universidades na Espanha e América Latina. Professor de mitologia e hermenêutica simbólica

Downloads

Publicado

2014-04-19

Edição

Seção

Artigos