ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: MOVIMENTO DISCURSIVO ENTRE O PROJETO CURRICULAR E A PRÁTICA DOCENTE DE ESTUDANTES JÁ PROFESSORES COM EXPERIÊNCIA

Maria Julia Carvalho de Melo, Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Carlinda Leite

Resumo


Este artigo inscreve-se no campo das discussões sobre formação de professores e de forma específica sobre o lugar que nela tem o estágio supervisionado, partindo de uma compreensão desse componente curricular como elemento de socialização com a profissão (DUBAR, 1997; CHARLOT, 2005; ALMEIDA, LEITE & SANTIAGO, 2013) e de construção da prática docente. Nessa direção, a pesquisa é construída com o objetivo de analisar o movimento discursivo entre os sentidos de estágio supervisionado, inscritos no projeto curricular de um curso de Pedagogia, e os sentidos construídos por estudantes já professoras, ou seja, estudantes com experiência na docência. Para atingir este objetivo, é seguida uma abordagem de orientação qualitativa em que a Análise de Discurso constituiu um dos procedimentos privilegiados, realizando a pesquisa documental do projeto curricular do curso de Pedagogia de uma IES privada localizada no agreste pernambucano e entrevistas com cinco estudantes já professoras, dessa mesma instituição. A análise permitiu identificar um domínio comum dos sentidos produzidos pelos dois grupos discursivos, e que apontam para o estágio como atividade teórica e prática, como eixo articulador da formação e como espaço de reflexão sobre os saberes experienciais em diálogo com os conhecimentos veiculados na academia durante a formação.

 


Palavras-chave


formação de professores; estágio; fazer-docente; reflexão sobre a prática

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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