TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO TÉCNICA: UM ESTUDO DE CASO COM OS EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

Romilson Lopes Sampaio, Ana Rita Silva Almeida

Resumo


O presente artigo pretende contribuir para as discussões a respeito da formação teórica e prática dos cursos técnicos de nível médio, a partir da visão que os egressos do Instituto Federal da Bahia (IFBA) têm a respeito da sua formação e da absorção no mundo do trabalho. Os sujeitos da investigação foram os egressos dos cursos técnicos, na modalidade subsequente, inseridos no mundo do trabalho em áreas relacionadas ao curso realizado, cuja conclusão tenha acontecido nos anos de 2005 e 2006. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário, os dados quantitativos foram tratados estatisticamente, através de percentuais e apresentados na forma de gráficos e tabelas, enquanto os dados qualitativos foram tratados de forma interpretativa. Os resultados revelaram que os alunos que procuram a educação profissional de nível técnico buscam, principalmente, obter uma profissão e uma colocação profissional, mas também aspiram que a escola os prepare para o prosseguimento dos estudos.

Palavras-chave


Educação técnica; IFBA; Mundo do trabalho

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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