<strong>MÍDIAS DIGITAIS NA ESCOLA: A “ETERNA” FASE DE TRANSIÇÃO? APROPRIAÇÕES E PERSPECTIVAS ENCONTRADAS ENTRE ESTUDANTES E PROFESSORES</strong>

Autores

  • Maria Apparecida Campos Mamede-Neves Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Luiz Alexandre da Silva Rosado Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Tatiane Marques de Oliveira Martins Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Palavras-chave:

Apropriação de mídias digitais, Práticas docentes, Perspectivas pedagógicas

Resumo

O presente trabalho discute a visão de mestres e alunos quanto ao uso da internet e como os professores trabalham essa utilização na docência. Baseia-se nos resultados de três pesquisas de desenho qualitativo realizadas no Rio de Janeiro, Brasil, ouvindo a opinião de dois grupos de professores e um grupo de jovens adolescentes sobre o tema. Utiliza como pano de fundo um levantamento bibliográfico sobre mídias digitais e redes sociais em matérias publicadas em dois veículos de grande penetração no Brasil, Revistas Época e IstoÉ, entre janeiro de 2009 e abril de 2010. Quanto aos grupos de professores escolhidos, um constituiu-se sem qualquer preocupação de filtragem quanto ao uso do espaço digital na docência e o outro, com professores que já incluem, em suas práticas, o uso das mídias digitais. Quanto ao grupo de jovens, eram adolescentes que terminaram o ensino médio e que estavam a caminho da universidade.

Biografia do Autor

Maria Apparecida Campos Mamede-Neves, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutora em Psicologia (PUC-Rio) e Mestre em Educação e Psicologia (PUC-Rio). Professora Emérita do Departamento de Educação da PUC-Rio.

Luiz Alexandre da Silva Rosado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutorando em Educação (PUC-Rio) e Mestre em Educação e Novas Tecnologias (UNESA). Professor de especialização em Educação com Aplicação da Informática na UERJ.

Tatiane Marques de Oliveira Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutoranda em Educação (PUC-Rio) e Mestre em Educação (PUC-Rio). Professora do Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2013-08-31

Edição

Seção

Artigos