Estudo de funções polinomiais do 1º grau com o software GeoGebra e blogs

Autores

  • André Tenório IFRJ/UFF
  • Sonia Maria Rodrigues SEEDUC-RJ
  • Thaís Tenório UFF

Palavras-chave:

função, GeoGebra, blog.

Resumo

O GeoGebra e blogs são recursos digitais capazes de auxiliar o ensino-aprendizagem de Matemática. Todavia, apesar dos benefícios potenciais, em geral, não são usados combinadamente. Neste trabalho, alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola do Rio de Janeiro construíram blogs com roteiros de resoluções no GeoGebra de situações -problema envolvendo funções polinomiais do 1º grau. Então, avaliaram mutuamente as atividades dos blogs dos colegas. Apesar de os alunos nunca terem manipulado o GeoGebra antes, manusearam-no com facilidade. As atividades foram desenvolvidas com empenho, interesse, dinamismo e curiosidade, a despeito das deficiências de infraestrutura escolar. A abordagem de ensino adotada promoveu a participação ativa dos alunos nas aulas e a construção individual e coletiva do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Tenório, IFRJ/UFF

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Colaborador do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/CECIERJ/UAB)

Sonia Maria Rodrigues, SEEDUC-RJ

Professora de Matemática da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Thaís Tenório, UFF

Colaboradora do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/UAB)

Downloads

Publicado

2015-09-10

Como Citar

Tenório, A., Rodrigues, S. M., & Tenório, T. (2015). Estudo de funções polinomiais do 1º grau com o software GeoGebra e blogs. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 4(2), 122–137. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/23914

Edição

Seção

Relatos de Experiência